domingo, 22 de março de 2009

Trabalho de grupo

SINÓNIMOS E ANTÓNIMOS

Estes dois conceitos que trataremos mais à frente, recorrendo a exemplos, permitem avaliar a relação semântica de equivalência ou oposição relativamente.
A grande maioria das palavras dadas como sinónimas pelos dicionários são termos equivalentes, de sentidos analógicos que denotam uma mesma realidade, enquanto que os antónimos conferem à palavra o seu “lado polar” oposto, sendo impossível o seu intercambio frásico.
Estes fenómenos linguísticos foram descobertos por Demócrito, que achou que, assim, se conseguiria estudar de uma forma mais fluida e compreensível as diferentes línguas existentes. De facto, Demócrito não se equivocou e julgamos que todos os minimamente conhecedores dos mistérios da Língua Portuguesa se servem destes conceitos para argumentar ou para efectuar qualquer outra acção do seu dia-a-dia (não fosse esta matéria iniciada na aprendizagem primária).
“Sinónimo” e “Antónimo” não são apenas simples palavras que contribuem para um entender de confirmação/ igualdade de definição ou contradição de outros termos, mas também são matérias consideradas bastantes enriquecedoras, bastante capazes de fazer com que os vocábulos por nós utilizados sejam um pouco diferentes e mais compostos, provando que a Língua Lusitana é das mais belas do mundo. Não só servem para conferir diversas palavras para o mesmo sentido, como também, no caso dos sinónimos, oferece uma minimização do impacto de termos normalmente negativos.
“Chegou a conseguir palavras belíssimas: palavras de ninguém conhecidas, sons tropicais, tons frágeis, significados equívocos, de assonâncias inesperadas, de ritmos únicos; palavras crípticas e hermenêuticas, palavras abertas como a claridade da manhã, fonotemas nocturnos, sintagmas luminosos, verbos do amanhecer, adjectivos marinhos, superlativos desesperados, expressões terríveis e vogais transparentes”
Rafael Pérez Estrada, El ladrón de atardeceres

Os indivíduos que possuem dificuldades ao nível da variação vocabular, podem sempre consultar o dicionário de sinónimos, ferramenta especialmente útil para a resolução de tal problema. Nesse tipo de material, acabámos por recolher mais informações:
No fenómeno da sinonímia, esta pode dividir-se em dois, a sinonímia total – ocorre quando as unidades lexicais são substituíveis umas pelas outras em todos os contextos, porque comportam traços semânticos equivalentes – e a sinonímia parcial – acontece quando duas ou mais palavras reenviam para o mesmo referente, mas só nalguns contextos.

Bom, depois desta pequena introdução, e uma vez não haver nada mais a acrescentar a esta explicação de conceitos, passemos à apresentação de exemplos e, em seguido, à elaboração de exercícios a resolver. Colocaremos algumas questões acerca dos conceitos generalizados.


Exemplos:

1. Giro

Para a palavra “giro” temos como hipóteses, entre outras opções:

Sinónimo: Bonito
Antónimo: Feio

2. Grande

Para a palavra “grande” temos como hipóteses, entre outras opções:

Sinónimo: Alto
Antónimo: Pequeno

3. Preto

Para a palavra “preto” temos como hipóteses, entre outras opções:

Sinónimo: Negro
Antónimo: Branco

4. Morrer

Para a palavra “morrer” temos como hipóteses, entre outras opções:

Sinónimo: Falecer
Antónimo: Viver

5. Continuar

Para a palavra “continuar” temos como hipóteses, entre outras opções:

Sinónimo: Prosseguir
Antónimo: Parar


Questionário Geral:

a) Apresente uma lista de, no mínimo dez e no máximo quinze, palavras e apresente em seguida um seu correspondente sinónimo e antónimo.

b) Diga, por palavras suas (mas podendo consultar dicionários e gramáticas) o que entende por sinónimo e antónimo.

c) Elabore um pequeno diálogo entre a palavra sinónimo e a palavra antónimo, colocando-se na “pele” de um deles.

d) De uma forma mais lúdica, refira o nome de um/a colega de turma seu, apresente uma característica dele/a (adjectivo preferencialmente) e apresente dois antónimos dessa característica.

e) Complete com os antónimos das palavras entre as notas parentéticas:
1. Naquela sala estava uma ________ (escuridão) tremenda!
2. Para pescar em condições, tenho que ________ (endireitar) a cana.
3. Nas aulas, a ________ (atenção) é totalmente dispensável!
4. Sinto-me ________ (amargurado) quando obtenho bons resultados escolares.
5. De facto, tentei ________ (entusiasmá-lo), mas o rapaz saltou do precipício…
6. Para terminar, fazemos esta questão bastante ________ (difícil) !

f) Complete, agora, com os sinónimos das palavras entre parêntesis:
1. Fico bastante ________ (contente) quando o Benfica vence uma partida futebolística!
2. Hoje o dia está bastante ________ (fogoso).
3. Andam a circular pela aldeia umas ________ (boatos) sobre mim.
4. A minha mãe obrigou-me a ________ (deglutir) o peixe todo!
5. Quem nos dera viver numa ________ (palácio) …
6. Aquele terreno encontra-se, todo ele, bastante ________ (liso).




Conclusão:
Gostámos bastante de tratar de novo esta matéria e de recordar alguns conhecimentos que, devido à passagem temporal demasiado rápida, acabam por ficar escondidas nos cantinhos da nossa mente. Além de se tratar de um capítulo de aprendizagem de que ambos gostam e de ser algo fácil de adquirir a sua compreensão, são tópicos que nos fazem reflectir sobre a importância da existência de fenómenos como a sinonímia e a antinomia, sem as quais o estudo da Língua Portuguesa não conseguiria sofrer avanços mais significativos. Para além disto, gostámos de igual forma de recolher alguma informação extra, que enriquece a nossa cultura geral, como o facto de estas matérias terem sido introduzidas primeiramente por Demócrito, pai da teoria atómica do universo, assim como de nos colocarmos na pele de professor, depois de realizarmos algumas questões “por conta própria”, algo que nos conferiu alguma seriedade durante a realização deste projecto.
Esperamos que tenhamos conseguido transmitir estes conhecimentos, de uma forma esclarecedora e eficaz, e que o público tenha conseguido retirar deste nosso trabalho algumas ideias que, quiçá, no futuro possam também servir de ensinamentos por parte dos mesmos.

Duarte Veríssimo nº 7 10ºD - II
Tiago Quaresma nº 12 10ºD - II


Bibliografia:

. Dicionário Houaiss, Sinónimos e antónimos, VILLAR, Mauro de Salles, FRANCO, Francisco Manoel de Mello, Circulo Leitores, 2007

. Gramática do Português Moderno, PINTO, José Manuel de Castro, LOPES, Maria do Céu Vieira, NASCIMENTO, Zacarias, Plátano Editora, 2006

. Gramática Prática de Português – 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário Da Comunicação à Expressão, AZEREDO, M. Olga, FREITAS, M. Isabel, LOPES, Maria Carmo Azeredo, Lisboa Editora, 2006

. www.wikipedia.org












SOLUÇÕES

Questionário Geral:

a)
Magro:
Sinónimo: Franzino
Antónimo: Gordo

Maldade:
Sinónimo: Ruindade
Antónimo: Benignidade

Desequilíbrio:
Sinónimo: Instabilidade
Antónimo: Equilíbrio

Disparate:
Sinónimo: Asneira
Antónimo: Acerto

Declinar:
Sinónimo: Rejeitar
Antónimo: Aceitar
Vasto:
Sinónimo: Espaçoso
Antónimo: Diminuto

Insolente:
Sinónimo: Arrogante
Antónimo: Comportado

(…………)

b)
À escolha do executante…

c)
À escolha do executante…

d)
Duarte Veríssimo – Esperto:
Burro e Estulto
Tiago Quaresma – Corajoso:
Cobarde e Hesitante

e)
1. Luminosidade
2. Curvar
3. Distracção
4. Alegre
5. Impedi-lo
6. Fácil

f)
1. Feliz
2. Caloroso
3. Balelas
4. Ingerir
5. Mansão
6. Plano

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