1º O primeiro objectivo ao qual me propus neste segundo período prendeu-se com a questão dos tempos verbais, ao assumir esse objectivo tive em mente a lacuna que desde sempre estivera presente na minha vida escolar de ao observar um texto ser capaz de distinguir os tempos verbais presentes.
Estratégia: Para poder concretizar este objectivo entendi que o primeiro passo passaria por efectuar um estudo dos tempos verbais e, nesse sentido, comecei por através da gramática compreender os verbos na nossa lingua materna, para numa segunda fase realizar alguns exercicios de compreensão e, finalmente, numa última fase ser capaz de, observando um texto indicar os verbos neste presentes e ser capaz de os identificar.
2º A este segundo objectivo dediquei uma porção de tempo menor, desde sempre o classifiquei como um objectivo menor, não desprezado, mas menor. O segundo objectivo prendeu-se com a compreensão de textos, embora não seja regra acontece-me, por vezes, perder-me ao longo da leitura de um texto, tendo posteriormente necessidade de o lêr em voz alta para recuperar a toada com que o tinha iniciado.
Atendendo à dificuldade referida anteriormente a minha estrategia passou por efectuar a leitura do mesmo texto várias vezes, criando mecanismos para que seja possível compreender os textos sem ter necessidade de reflectir sobre estes.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Reveja esta última estratégia, nomeadamente, para o domínio da leitura, pois não me parece a mais adequada. Acrescento ainda a necessidade de mostrar provas desse trabalho sério desenvolvido quer num parâmetro, quer noutro.
A Professora Filipa Santos
Enviar um comentário